Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Dia do professor

'Eu, por exemplo, nunca vou esquecer de Dona Iris e dona Maria de Oscar, as duas primeiras...'

14/10/2019 às 12:32

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Mais uma vez estamos repetindo homenagens surradas aos professores. Confesso certo constrangimento, acreditando que deveria deixar o 15 de outubro passar batido. Mas, se Deus me dá o espaço e o minifúndio para explicitar sentimentos, por que não difundir o espanto pela situação em que se acha nossa Educação e, por consequência, os mestres?

Há muito eles não têm o respeito da sociedade, seus salários não são compatíveis com sua importância, os pais nunca estiveram à altura de seu esforço. Ultimamente, são também vítimas da violência, covarde, cruel mesmo. Se contrariados, alunos ou seus pais, quando não arranham seus veículos no estacionamento ou ameaçam retaliações, partem para a agressão, com socos, pontapés, cadeiras ou engradados de cerveja.

Para os que trabalham na rede pública, os vencimentos, além de inferiores ao devido, muitas vezes chegam com atraso. Os da rede estadual ainda não receberam l3º do ano passado, recebem o salário de forma parcelada e estão sempre numa espécie de “segunda divisão” do funcionalismo, atrás das categorias que têm maior poder de pressão, como auditores fiscais e agentes de segurança pública.

Apesar de tudo, os professores escolheram sua profissão por vocação, por amor, por idealismo... Então, por maior que seja o sofrimento, a humilhação e a indiferença, serão sempre lembrados pela importância que tiveram em nossas vidas. Eu, por exemplo, nunca vou esquecer de Dona Iris e dona Maria de Oscar, as duas primeiras...

Abraços, saúde e vida longa aos professores!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link