Ursula Nogueira

Coluna da Ursula Nogueira

Veja todas as colunas

Devagar... e sempre

14/09/2020 às 05:35

Você sabia que o Campeonato Brasileiro feminino foi retomado? No meio da 5ª rodada, em 15 de março, a competição paralisou por causa da pandemia do novo coronavírus. Mais de cinco meses depois, a 5ª rodada foi encerrada com os últimos três jogos restantes e a competição agora segue. 

A boa notícia não para por aí! Sabia que a Confederação Brasileira de Futebol anunciou a equiparação dos pagamentos feitos aos jogadores e às jogadoras das seleções brasileiras principais? 
A medida concede às atletas que vestem a camisa canarinha os mesmos valores de diárias e premiações pagas aos jogadores para períodos de preparação e jogos com a camisa da Seleção. No próximo Mundial, as premiações serão proporcionalmente equivalentes.

O que eu quero com essas perguntas e explicações é mostrar que ainda estamos longe de falar no país do futebol como também nação do futebol feminino profissional, mas que passos estão sendo dados. 

São muitas as dificuldades para a modalidade, a maior delas, como sabemos, é o investimento. Já pensou em quantos campeonatos masculinos temos? E femininos? Como ter visibilidade e qualidade assim?

Muitas vezes as mulheres são contratadas por temporada. Não há aquela segurança de que elas possam um dia viver do futebol. Temos que avançar muito na profissionalização e garantias do futebol de mulheres. Quando se fala de base, a escassez é ainda maior! Como surgirão novas Martas, Formigas, Cristianes? 

Mas temos que comemorar. A postura da CBF é o que desejamos e planejamos há anos. É o primeiro passo de uma longa caminhada.

O desafio continuará muito grande, mas com uma gestão forte e prática chegaremos lá.

Cada vez mais pessoas se importam com o futebol feminino, e que elas, cada vez mais, fomentem o esporte. Precisamos fazer nossa parte também.

Atual calendário do futebol feminino em 2020

Brasileiro A1
- Reinício: 26 de agosto (Término da 5ª rodada)
- Final: 6 de dezembro 

Campeonato Brasileiro Feminino A-2 
- Reinício: 18 de outubro (Término da 1ª rodada)
- Final: 31 de janeiro de 2021

Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18
- Início: 6 de janeiro de 2021
- Final: 28 de fevereiro de 2021

Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16
- Início: 2 de outubro
- Final: 11 de outubro 

Festival Sul-Americano Conmebol Sub-14 - Etapa Brasil
- Início: 14 de dezembro
- Final: 20 de dezembro
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link